Hoje em dia muito se ouve falar em Kickstarter, principalmente para nós geeks, quando vêmos notícias da área de games. Mas, o que ele é de fato?
Kickstarter é um site que têm uma plataforma de financiamento de projetos criativos. E inclui não somente jogos, mas filmes, música, arte, design e tecnologia.
O site foi fundado em 28 de abril de 2008 por Perry Chen, Yancey Strickler, e Charles Adler.
Como funciona? Quem financia os projetos?
Não, não são os donos do site que financiam os projetos. O site usa um sistema de Crowfunding (financiamento coletivo) que funciona como o Teleton ou Criança Esperança, explicando a grosso modo – através de doações.
Os criadores, constroem as páginas do projeto pelo site, que contam com a descrição e objetivos do projeto, geralmente um vídeo e no final oferecem algum tipo de recompensa aos financiadores. Quando eles estão prontos, os criadores lançam o projeto e divulgam com a comunidade. Cada criador determina uma meta de financiamento e um prazo limite. Se as pessoas gostarem do projeto, elas podem doar dinheiro pra ajudar a concretizá-lo. Se o projeto consegue a meta de financiamento, todos os cartões dos financiadores são debitados ao final do prazo limite. Se o projeto não conseguir o dinheiro no prazo determinado, ninguém é cobrado, oferecendo menos riscos para os doadores.
- Cerca de 44% dos projetos dentro do site conseguem o investimento.
Tudo no Kick deve ser um projeto, um projeto com objetivos claros como fazer um livro, álbum ou um trabalho de arte. O projeto eventualmente vai ser completado e algo vai ser produzido. Portanto não é permitido caridade ou projetos de “financie minha vida”. O site também não garante a habilidade do autor do projeto em terminar o projeto, usar o dinheiro para implementar o projeto ou controle da qualidade do projeto. Os investidores devem decidir se vale a pena ou não financiar o projeto.
Para criar um projeto, você deve ter mais de 18 anos e precisa ter residência e identidade nos EUA ou UK.
O Kickstarter fica com 5% dos fundos total coletados. E há ainda uma taxa de 3% à 5% por doação.
37.226 projetos bem sucedidos e 48.192 não sucedidos são um dos números recentes.
É de se ressaltar que a plataforma de financiamento para projetos ficou famosa no mundo dos games quando Tim Schafer dono da Double Fine Productions lançou um projeto de adventure game com meta de US$400.000 e em menos de 24h conseguiu US$3 milhões.
Alguns projetos foram cancelados devido a promessas fraudulentas e copias de projetos comerciais. No projeto Geode iCache, o criador Jon Ramaci conseguiu $350.000 e não continuou com o projeto. E os investidores não conseguiram o dinheiro de volta. Houve também algumas empresas que processaram os criadores e o kickstarter por roubo de patente.
Apesar de tudo, existem vários projetos interessantes e criativos como:
entre outros.
Aqui no Brasil já temos a versão tupiniquim do site, O Catarse.
COMENTÁRIOS