Prepare-se para descobrir a chave de sucesso dos games.
Mais presente do que você pode imaginar, hoje falaremos sobre algo muito cotidiano em nosso dia-a-dia. O termo, em seu principio pode confundir alguns desavisados (não estamos falando da terminologia do grego “βαπτο” (bapto)), e remete principalmente ao que podemos chamar vulgarmente de “Imersão Digital” (para melhor compreensão), onde seu embasamento baseia-se diretamente na alto enfoco em alguma atividade (digital tsc tsc).
Mais presente do que você pode imaginar, a imersão é aquela sensação que temos de alta concentração, podemos até dizer que quando você “esquece do ambiente a sua volta” e se volta unicamente para alguma tarefa, você.. está imerso.
Hum.. mas como isso funciona de fato nos jogos? Veja bem, você está naquele sábado de tarde, em casa, se divertindo com algum título que tanto gosta.. o roteiro te entrete, a história te diverte, os gráficos te seduzem, e a jogabilidade te prende – existe mundo afora?
Esse fenômeno tão presente vem até sendo estudado há algum tempo, e já aparece até como comparativo para os chamados no Brasil “vídeo-jogos“. Comparativo de quê ou para o quê? Primeiramente de competitividade entre eles, o quanto algum game pode te atrair? E você tem ideia do por quê? Usabilidade, visual bem feito, e empatia são levados em consideração quanto ao aumento da imersão que em muitos dos casos.. resulta em um sucesso de vendas.
E por que avaliar isso? Bom, é simples – poder aperfeiçoar a experiência de um jogo – além de claro, poder entende-lo melhor. É o de onde vem para onde vamos e como estamos da ciência aplicada nos jogos digitais.
Então para o estudo, buscamos perguntar (e responder é claro) como é causado, os fatores que influenciam e como podemos avalia-los de forma clara.
São perguntas bem simples mas que as respostas dependem de pesquisa e avaliação…
Avaliação? Bom, avaliação da imersão é a parte mais difícil, se tratando de uma sensação humana é similar a forma de avaliarmos a felicidade, como faríamos? Então, é possível se fazer um questionário e uma avaliação subjetiva sobre o tema, que alias abrange inúmeros tópicos. Tal como a definição de tempo.
Imersão é vício?
Com essas considerações, é interessante destacar que não existe uma ideia única do que seria imersão, alguns apontam como um processo com três estágios.
Ernest W. Adams (foto ao lado), diz que pode ser categorizada em: Tática (paint ball), estratégia (xadrez) e narrativa (livro, filme ou rpg*), já outro pesquisador (Staffan Björk) divide em outras quatro: sensorial-motora, cognitiva, emocional e espacial – esse é um novo conceito.
Existe muito a falar sobre esta “Nirvana” que temos quando jogamos. Seria ela, influenciada por fatores externos ou absolutamente subjetivos tal que mensurarmos extrapola os jogos e entra no domínio da psicologia? A vontade de ganhar está muito ligada a isso? São tantas perguntas para poucas respostas.
Mas quer saber de algo legal? Existem hoje, aparelhos que simulam tudo que comentamos acima da forma mais direta e objetiva possível, e como exemplo podemos citar o “Oculus Rift”. Mas.. o que é isso? Veja ao vídeo abaixo:
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