Após a Amazon anunciar seu mais novo console – entrando no mercado de games – que inclusive discutimos ontem aqui, percebemos logo de cara o quão tal aparelho pode ser importante para a industria.
Antes de qualquer coisa: ele não quer ser o novo Playstation ou Xbox; ele não quer competir com a Microsoft ou Sony (muito menos com a Nintendo), mas então.. por que eu me interessaria no Fire TV? É aí que está, você não vai se interessar nele. Mas sua família, vai.
Vejamos: de acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope este ano:
“23% dos brasileiros se consideram jogadores assíduos segundo o Ibope, o que corresponde a mais de 45 milhões de pessoas. Quarto mercado consumidor de games do mundo, Brasil movimentou em 2012 quase R$850 milhões, sem falar dos jogos independentes.” fonte: administradores
Estamos falando de um mercado local, mas existe um quê nisso tudo: os vídeo-games são realmente interessantes para pessoas que NÃO gostam de jogar? Existem pessoas, por exemplo, que não chegam perto de nada que leva a sigla “game” na embalagem. Claro, pessoas assim já te diziam no passado que “jogar queima a TV!” ou até mesmo “não dá futuro”, mas o papo de hoje não é sobre isso.
Vamos supor que, meu pai, ame séries – sim, aquelas americanas cheias de efeitos especiais – e um roteiro espetacular. Mas ele por sua vez, o-d-e-i-a jogar por achar chato, maçante.
Em um belo dia, ele está em casa assistindo sua série (ele adora ‘Arrow’) e logo após um season finale.. a transe o consome, ele está totalmente empolgado e angustiado. Sabe aquela sensação de finalzinho de série, que te deixa com aquele gostinho de “eu preciso ver mais!”? Pois é, é disso que eu estou falando.
Agora, vamos voltar ao ‘Fire TV’ e tentar integrar ele nesta exata situação
Hipoteticamente, suponha que: seus familiares acabaram de assistir a uma série e ela acabou. Como comentamos acima, logo após todo o hype e etc.. pula em sua tela uma propaganda com os dizeres: “continue as aventuras [inclua o nome aqui] interativamente”.
E agora minha pergunta é: qual seria a reação de seus familiares, que antes odiavam jogos, mas que se sentem um tanto quanto tentados pela oportunidade? Espero que você já tenha matado a charada neste ponto.
The Wolf Among Us, Game of Thrones, The Walking Dead e até projetos ainda não revelados poderiam se encaixar nesta lacuna? Sem dúvidas! E eles já estão inseridos no console (fonte: Polygon).
Entenderam agora o por quê do novo ‘central de entretenimento’ da Amazon ser tão importante? Não que ele não faça algo que o Ouya ou qualquer outro não consiga realizar. Mas ele será desenvolvido para “enganar” pessoas com seus próprios sentimentos.
E aí, preparado para fazer com que seus familiares comecem a jogar?
COMENTÁRIOS