Após as alegações de que a corporação coreana teria usado de forma ilegal tecnologias patenteadas pela NVIDIA, o próximo episódio será nos tribunais.
Produtos da Samsung como o: Galaxy Note Edge, Galaxy Note 4, Galaxy S5, Galaxy Note 3 e Galaxy S4, e os tablets Galaxy Tab S, Galaxy Note Pro, e Galaxy Tab 2 possuem processadores móveis Qualcomm, incluindo o Snapdragon S4, 400, 600, 800, 801 e 805. Outros contam com os processadores móveis Samsung Exynos que, por sua vez, possuem os núcleos de GPU Mali da ARM e PowerVR da Imagination Technologies.
“Como líder mundial em computação visual, a NVIDIA criou tecnologias vitais para esse segmento. Temos o maior portfólio do mundo de propriedade intelectual de placas de vídeo para computadores com 7.000 patentes concedidas e pendentes, produzidas pelos melhores engenheiros gráficos do setor e respaldadas por mais de US$ 9 bilhões de investimentos em pesquisa e desenvolvimento”,
afirma Jen-Hsun Huang, cofundador e CEO da empresa.
“Nossas invenções de GPU patenteadas agregam valor significativo aos dispositivos móveis e a Samsung e a Qualcomm decidiram usá-las sem a nossa licença. Portanto solicitamos que os tribunais determinem a violação das patentes em todas as arquiteturas de gráficos utilizadas nos produtos móveis, bem como estabeleçam seu valor de licenciamento”,
acrescenta o executivo.
Lamentando o episódio, a multinacional líder em fabricação de peças de computador NVIDIA também afirma que as suas GPUs estão entre os mais complexos processadores até então criados, sendo necessários muitos anos de engenharia para conter mais de 7 bilhões de transistores.
COMENTÁRIOS