NVIDIA – Entrevista com o diretor de marketing Leo De Biase

Posted on
Atualizado em

Categoria: Eventos, Tecnologia

Compartilhe:

Durante a Brasil Game Show 2015, tradicional feira de games que aconteceu em São Paulo nos últimos dias 8, 9, 10, 11 e 12, tivemos a oportunidade de entrevistar uma das mentes por trás da Nvidia no Brasil, o diretor de marketing Leo de Biase – que nos contou muito sobre seus novos produtos, parcerias e o que podemos esperar da empresa para os próximos anos.

POST_SAIBAMAIS

nvidia 3

Introdução: Olá Leo, é um prazer podermos conversar com você e tirar alguma das dúvidas pertinentes que o público hoje tem em relação a produtos e próximos lançamentos da empresa.

Pergunta: O que a NVIDIA trouxe para o stand da BGS?

Resposta: Poxa, nós trouxemos todas as nossas tecnologias e produtos que já foram lançados aqui; alguns estão em desenvolvimento (…) e, pela ordem aqui (fila ao lado), a nossa grande revelação está sendo a realidade virtual, que nós apelidamos de GeForce VR Experience. O VR nada mais é que poder unir a nossa realidade virtual “powered” pelo nosso processador GeForce – que faz com que você tenha a melhor experiência nesse produto que ainda está em desenvolvimento.

Nós também trouxemos uma estação muito legal aqui – que é a estação 12K – compostas por 3 TVs 4K com o game Project Cars em altíssima resolução, resultando num total de 1.5 milhão de pixels por segundo. É a melhor resolução que você vai ter visto em algum jogo ou coisa do gênero.

É claro, também trouxemos a nossa linha GeForce para desktop e para notebooks, da série 900 – nós inclusive trouxemos para o Brasil o primeiro notebook com a GeForce 980 GTX; o grande destaque é que a GPU é a mesma do desktop, agora num computador móvel. Não é uma série especial, é exatamente a mesma placa de vídeo mas num notebook.

Aqui a gente também trouxe o nosso Shield TV. o nosso set-up-box pra você ser sua central de entretenimento na sua casa, ou ter seu momento de laser jogando.

Pergunta: Eu vi que Nvidia começou no e-Sports há muito tempo. Como está sendo o retorno do investimento agora que o cenário no Brasil está tão consagrado.

Resposta: Tivemos altos e baixos no passado, mas o advento do streaming mudou completamente esse cenário porque agora você consegue alcançar uma gama de pessoas muito maior e muito mais rápido do que era antigamente. E e-Sports pra gente é crítico, é sensacional… é como pensar que o cara está sendo a chuteira, ele está sendo a placa da Nvidia. A gente busca trabalhar com os jogadores, mostrar os ganhos de performance que eles podem ter jogando com uma placa GTX. Nós temos uma série de parcerias que nós fizemos em conjunto não só para promover a nossa própria marca, mas para que o time possa crescer como um todo. E enfim, tem sido um investimento muito bom com boas recompensas para a empresa ter feito essa parceria com a turma dos e-Sports.

Pergunta: E quais são os novos parceiros da NVIDIA a vincularem suas tecnologias em seus novos lançamentos?

Resposta: Podemos começar por um grande parceiro que estamos muito felizes e que está vindo com tudo nessa área de games: a Acer. Essa empresa veio com monitores G5, desktops da nova linha Predator e notebooks que também constituem a linha Predator e Nitro. Alem dessa, também temos nomes como Asus, EVGA, PNY, Gigabyte, Zotac, MSI e Zogis.

Mas é claro, quando falamos em carro-chefe, devemos mencionar a Avell e MSI. Mas com a vinda da Acer, esse numero pode aumentar já que a fabricante está vindo com tudo e nós estamos prontos para apoiá-la.

Pergunta: Eu me lembro quando cobri pela primeira vez o evento da Nvidia que apresentou o G-Sync; na ocasião, a tecnologia estava bem prematura – porém extremamente ambiciosa e o resultado já era incrível. Porém, a minha pergunta é: com a segmentação da mesma em nosso país, o que a NVIDIA está achando do feedback dos consumidores? Eles acham que vale a pena? E melhor, é acessível?

Resposta: Nossa vontade, é claro, é que ela fique de fácil acesso para todos! Então, a tecnologia continua se desenvolvendo para ficar cada vez melhor. E agora que os monitores estão chegando no Brasil – quer dizer, já chegaram ao Brasil, não tem mais volta. O jogador que jogou no G-Sync e voltar para casa para não jogar com a tecnologia, vai notar a diferença na hora. Então a gente quer muito estar trabalhando com os parceiros para fazermos ajustes de valores e trazer um approach bem legal para o mercado pra que possamos ter bons resultados.

Pergunta: Já temos notebooks com G-Sync?

Resposta: Sim, a Avell já está trazendo notebooks com G-Sync, com uma GPU 980 inclusive.

Pergunta: Sendo pioneira no ramo, como vocês se sentem quando outras empresas lançam tecnologias similares ou iguais às suas?

Resposta: Faz parte, a NVIDIA é uma geradora de tendências, e isso sempre vai acontecer. Nós temos hoje mais engenheiros em pesquisa e desenvolvimento do que executivos, então é uma coisa gigantesca. A NVIDIA tem quase 9 mil funcionários no mundo e sei lá, 6 mil deles são engenheiros. Então nós trabalhamos muito forte em pesquisa e desenvolvimento para criar novas tecnologias e estar sempre ditando as regras do mercado.

Pergunta: Existe algum ramo ainda não adentrado pela empresa que vocês almejam entrar?

Resposta: Nós estamos em tudo, em Automóveis, segmentos de Medicina, segmentos de entretenimento para Cinema, TV, Arquitetura, Engenharia, Óleo, Gás, Comunicação. Mas podemos abrir o jogo e dizer que nós fomos um pouco e retrocedemos na parte de Celulares.

Pergunta: A investida veio junto com a tecnologia Tegra, certo?

Resposta: É, a Tegra continua firme e forte nos carros, no Shield. Mas para celulares a gente saiu um pouco porque é um mercado muito comoditizado. A Nvidia não gosta de coisas que temos que brigar por centavos, ela quer dar performance. Ela quer ‘tacar o negócio lá que vai rodar Crysis em qualquer lugar’, entendeu? Então, outras empresas não entenderam. E aí nós decidimos que iriamos sair.

Pergunta: Já comentou sobre a tecnologia Shield.. ela ainda não saiu no Brasil, né? Por quê?

Resposta: Não, não saiu no Brasil ainda. É que pro Shield vir para o Brasil, não é só o Shield – é todo o ecossistema dele e todo o suporte que precisa ser dado a ela, então não é só falar “opa, vamos trazer ele pra cá.”

Pergunta: Se fosse assim já teria saído, né?

Resposta: Se fosse assim, já teria saído.

Pergunta: O Shield TV é a mais recente versão do aparelho, certo?

Resposta: Sim! Agora, nos USA nós lançamos o serviço dentro dele chamado GeForce NOW, que é o nosso serviço de streaming de games. Então você já pode jogar games AAA sem precisar fazer download para o seu aparelho Shield. Você já joga diretamente por stream. E o mais legal é que você só paga uma mensalide para isso! Definitivamente é como a empresa mesmo tem chamado: a Netflix dos jogos.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.