A gigante japonesa Nintendo prometeu e cumpriu, e hoje (20) mostrou ao mundo seu mais novo projeto, que até então era chamado de NX em seu protótipo – e agora temos a confirmação: o novo console se chamará Nintendo Switch e deve trazer outra revolução no mercado.
Altamente focado na mobilidade acompanhando um novo posicionamento da empresa perante seu público-alvo (agora adolescente), a Nintendo fez um extremamente positivo anuncio que não só a coloca em um novo patamar – como prova que a companhia mais uma vez tem a oferecer.
O Nintendo Switch é considerado pela empresa “um console hibrido que permite aos usuários jogarem onde quiserem e com quem quiserem, unindo o poder de um sistema de mesa a um portátil” e, após assistir ao trailer de apresentação notamos que o conceito de alternância é realmente executado frequentemente seja para jogar ao sair de casa, ou desacoplando os controles (Joy-Con) para uma experiência que acompanha o jogador onde ele estiver.
Até o momento foi confirmado a presença de um controle básico (Nintendo Switch Pro Controller) e o retrátil (Joy-Con), que se torna um portátil e pode ser acoplado ou desacoplado como o usuário preferir. Há inclusive até mesmo uma opção onde podemos fragmentar um controle em dois para uma sessão de multiplayer local.
Já para os aficionados em títulos AAA e que perderam as esperanças nos consoles da BIG N em outrora, fique sabendo que grandes mudanças estão a caminho: e a maior delas está na lista de estúdios e publicadoras já confirmadas:
Desenvolvedoras third-party já confirmadas
- 505 Games
- LEVEL-5 Inc.
- Activision Publishing, Inc.
- Marvelous Inc.
- ARC SYSTEM WORKS Co., Ltd.
- Maximum Games, LLC
- ATLUS CO., LTD.
- Nippon Ichi Software, Inc.
- Audiokinetic Inc.
- Parity Bit Inc.
- Autodesk, Inc.
- PlatinumGames Inc.
- BANDAI NAMCO Entertainment Inc.
- RAD Game Tools, Inc.
- Bethesda
- RecoChoku Co., Ltd.
- CAPCOM CO., LTD.
- SEGA Games Co., Ltd.
- Codemasters®
- Silicon Studio Corporation
- CRI Middleware Co., Ltd.
- Spike Chunsoft Co., Ltd.
- DeNA Co., Ltd.
- SQUARE ENIX CO., LTD.
- Electronic Arts
- Starbreeze Studios
- Epic Games Inc.
- Take-Two Interactive Software, Inc.
- Firelight Technologies
- Telltale Games
- FromSoftware, Inc.
- THQ Nordic
- Frozenbyte
- Tokyo RPG Factory Co., Ltd.
- GameTrust
- TT Games
- GRASSHOPPER MANUFACTURE INC.
- UBISOFT
- Gungho Online Entertainment, Inc.
- Ubitus Inc.
- HAMSTER Corporation
- Unity Technologies, Inc.
- Havok
- Warner Bros. Interactive Entertainment
- INTI CREATES CO., LTD.
- Web Technology Corp
- KOEI TECMO GAMES CO., LTD.
- Konami Digital Entertainment Co., Ltd.
Mídia física? Cartuchos!
Outro diferencial que já vinha circulando pela internet se trata da adoção e regresso dos cartuchos em plataformas de grande porte da BIG N. Rumores que foram totalmente: confirmados! Similar ao que já acontece no Nintendo 3DS e outros portáteis da empresa, o Switch trará os então GameCards para o novo console. Ainda não se sabe a capacidade máxima dos cartões, mas os “cartuchinhos” devem distanciar ainda mais o videogame de seus competidores de mercado. Vale lembrar também que títulos digitais continuarão valendo.
Nvidia apoiando a causa
Sem ainda aspectos técnicos do console revelados oficialmente – sabemos que a NVIDIA está fornecendo processadores Tegra para o console hibrido. E mesmo embora nenhuma série tenha sido especificada, tudo leva-nos a crer que estamos tratando aqui da arquitetura Pascal, utilizada atualmente em GPUs da série GTX 10 e que deve também deve contar com um API totalmente próprio.
Escrito por: Bruno Henrique
COMENTÁRIOS