Ícone de sua época e famoso pelos seus serviços de gravação em mídias físicas, o Nero foi definitivamente uma ferramenta muito usada – mas, o que acontece anos após o mercado e os hábitos mudarem tanto?
Lançado ao mercado em duas versões – uma contendo aplicativos com recursos reduzidos (Home), e outro apresentando todo leque de opções desenvolvido pela Nero AG (Platinum), em 6 de outubro deste ano tivemos o vislumbre do que viria a ser a atualização tradicional do pacote – que agora conta com 11 softwares dividos em categorias: ‘Gerenciar e Reproduzir‘, ‘Editar e Converter‘,’Cópia e Gravação‘ e ‘Cópia e Restauração‘.
Outrora conhecido pelo seu arsenal de ‘Queimar’ DVDs e CDs, agora a intenção é outra – inclusive, podemos até dizer que o novo Nero não mais estampa ou se compromete só com tal utilitário, e os motivos são evidentes: seja pelo desuso das mídias físicas ou a praticidade de carregar arquivos digitais em HDs armazenados em nuvem, era de extrema importância um novo posicionamento que não mais se apegasse a uma ou outra função, e sim incorporar uma central de entretenimento, ou um pacote utilitário multimídia. O resultado, divido. Explicamos:
Falando sobre praticidade, o Nero 2017 Platinum consegue uma boa apresentação – embora tenha uma interface pouco amigável que exibe uma falta no apego de Design no setor de desenvolvido do estúdio que trouxe a vida o software.
Dito isso, é importante também dizer que muitos aplicativos tem como objetivo central proporcionar mais otimização e facilidade em seu dia-a-dia, o que implica que certas funções tais como o Nero Disc To Device, se compromete em por exemplo: compilar de forma automática incluindo em sua lista do iTunes (caso você seja um usuário Apple) todas as faixas do CD ou DVD que você acabou de inserir em seu PC.
E por mais que tal função possa soar um tanto quanto boba, é interessante que tais pequenas nuances de sua rotina sejam supridas, facilitando criar aquela playlist com discos que você já tem fisicamente mas não consegue pensar em uma solução para compilar de forma organizada tudo isso (e dentro da lei).
Após comentarmos acima que o Nero sobreviveu muitos anos como uma ferramenta de cópia e gravação, se o papo agora é incorporar uma relevância significativa, a outra faceta do leque de softwares fica por conta do Nero Video, um editor de vídeo bastante robusto que traz funções essenciais tais como efeitos, ferramentas de corte e sincronização, além de outras opções e formas de exportar no formato que desejar.
A pegada aqui é mais familiar, e talvez por isso caso você se pegue muitas vezes até mesmo no final de ano ou em uma época comemorativa fazendo aquele vídeo de todos os familiares reunidos – essa ferramenta foi pensada para você. A razão é bem simples: o software acompanha um grau de complexidade baixo, podendo inserir um vídeo rapidamente tal como colocar aquele fade-out para dar um charme a mais nas transições.
Por fim, sentimos que outra prisma positiva fica por conta da renderização, que é descomplicada e longe do que conhecemos por softwares profissionais de edição tal como o gigante da Adobe (Adobe Premiere) ou o famoso Sony Vegas.
Com este novo pacote Nero, você tem todas as informações de seu computador na ponta dos dedos, e utilizando o aplicativo oficial da marca (Nero Receiver App) você consegue utilizar qualquer arquivo que esteja em seu PC, diretamente em seu smartphone ou tablet.
Isso, na pratica, resulta na possibilidade de reproduzir fotos, vídeos e músicas de seu PC através de seu tablet (ou smartphone). Reproduzir playlists de músicas de seu computador em seu smartphone, ou quem sabe reproduzir slideshows em seu tablet, controlar a reprodução e afins.
Mais uma vez reiteramos que existem algumas opções no mercado similares, mas tendo isso em apenas um local, acaba se tornando mais confortável utilizar acaba ajudando bastante.
Outra grande aposta da empresa foi a criação do Music Recorder: com ele, você escuta qualquer radio do mundo em seu computador e ainda consegue também gravar suas faixas favoritas. Elas ficam salvas no programa e com ele, vem todas as informações para você exportar para qualquer device.
Com o Recorder você tem uma curva de aprendizagem um pouco maior que os outros programas do pacote, mas se torna fácil com algum empenho em aprender. Em todo caso, você precisa tomar cuidado com seu armazenamento interno, já que facilmente o software pode armazenar toneladas de arquivos sem ao menos você perceber.
Para sanar tal problema, você pode escolher a qualidade na qual ela será salva, e caso você possua qualquer dispositivo com o recurso Air Play (app da Apple para transmitir um conteúdo entre todos os dispositivos da empresa), bastante sincronizar com seu PC e escutar suas faixas e áudios favoritos.
Falando sobre o PC, caso você tenha um aparelho de áudio potente, aqui há ainda mais boa razão para que você se sinta em casa: com o equalizador do Music Recorder, há uma gama de opções de áudio que realmente resultam em um impacto positivo. Basta escolher, mudar e experimentar.
Outro ponto da personalização interessante fica por conta da possibilidade de facilmente montar sua seleção de rádios. Você cria sua playlist, adiciona em seu repertório de estações e pronto.
Lembrando que você pode experimentar uma versão gratuita do app antes de adquirir o pacote Nero.
Infelizmente, nem tudo é perfeito, e um ponto fraco no software fica por conta do sistema de busca – muito rebuscado e complicado. Sendo assim, você precisa ser bastante especifico para ter sucesso em alguma busca – porém, após dominar a ferramenta tudo fica mais fácil.
O lado bom da brincadeira, é que a pesquisa é bastante poderosa checando até mesmo YouTube, Soundcloud e outros sites famosos. A proposta ao final das contas fez parecer que estamos diante de algum tipo de ‘player universal’.
Vale a pena?
Ao final das contas, notamos que seu leque de aplicativos é útil e significativo para você que busca ferramentas práticas e fáceis. Entretanto, seu preço elevado e suas funções – hoje em parte disponíveis no mercado, pode distanciar o público.
Com ferramentas de destaque tais como seu editor de vídeo, seu reproduzir de musicas e suas ferramentas de sincronização, se você busca por um apanhado de facilidades em um só lugar, talvez você encontre o que busca por aqui.
COMENTÁRIOS