Empresa também revelou planos para mapeamento HD com tecnologia de IA para veículos autônomos.
Após sua recente linha de placas de vídeo série 1000 decolar no mercado – a grande multinacional do ramo de tecnologia durante a CES revelou que pretende ir além, muito além.
Após fechar uma grande parceria colaborativa com a ZENRIN, empresa líder de mapeamento do Japão, a proposta é de desenvolver soluções de mapas em alta definição via nuvem para carros autônomos. Utilizando a IA NVIDIA DRIVE PX2 e o software NVIDIA DriveWorks, é possível reconhecer em tempo real características e assim montar classificações para criar modelos de ambiente detalhados.
No datacenter, as placas de vídeo da NVIDIA e o software NVIDIA MapWorks poderão ser usados para processar conjuntos de dados complexos, compilar e registrar dados de diversos veículos e criar um mapa 3D.
“O big data da ZENRIN inclui imagens de estradas e dados em nuvem de pontos capturados pelos veículos de agrimensura”,
disse Koji Haraguchi, responsável pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da ZENRIN.
“Combinar as tecnologias de inteligência artificial da NVIDIA e o big data da ZENRIN nos permite oferecer maior cobertura nos mapas HD para os fabricantes de automóveis com um tempo de espera consideravelmente menor.”
“Com a tecnologia de placa de vídeo da NVIDIA, o DriveWorks e o MapWorks, a ZENRIN poderá acelerar o processo de criação de mapas e detectar facilmente as mudanças à medida que acontecem”,
afirmou Rob Csongor, vice-presidente e gerente geral de tecnologia automotiva na NVIDIA.
“Os mapas em HD são fundamentais para os carros autônomos,”
diz Jen-Hsun Huang, fundador e CEO da NVIDIA.
“Nossa tecnologia deep learning que foi adotada pela HERE para atender seu sistema de mapeamento da nuvem acelerará à habilidade dos fabricantes de automóveis de implantá-la em veículos autônomos.”
Além disso, a NVIDIA está desenvolvendo uma tecnologia de localização com base nos mapas HD da ZENRIN que se tornará parte do DriveWorks. Ela permitirá que os fabricantes de automóveis que usam o DRIVE PX 2 nos carros integrem os recursos de localização.
Mais aliados
E se a proposta é adentrar no cenário de automóveis a NVIDIA ainda conta com um forte aliado. Estamos falando da Audi, que até o ano de 2020 deve colocar nas estradas carros embarcados com inteligências artificiais.
Confira o discurso do CEO e fundador da NVIDIA:
“A NVIDIA é pioneira no uso de inteligência artificial com Deep Learning para revolucionar o transporte”,
firmou Huang.
“O fato de a Audi adotar nossa plataforma de computação DRIVE para carros com IA acelerará a introdução de veículos autônomos de última geração, o que nos aproxima de um futuro com mais segurança no trânsito e novos serviços de mobilidade.”
Keogh disse:
“Os motoristas de Audi sabem o que há de melhor em desempenho e tecnologia. Em nossa busca conjunta por estradas mais seguras, a parceria entre Audi e NVIDIA expandirá o Deep Learning e a inteligência artificial para, o quanto antes, oferecer mais automação na estrada.”
Um dos destaques da CES 2017 são as demonstrações de um Audi Q7 conceito de autodireção. Os passageiros ocupam o banco traseiro do veículo, e não há ninguém no banco do motorista.
COMENTÁRIOS