AMD – Novo processador ‘Ryzen’ arrasa em testes

Posted on
Atualizado em

Categoria: Tecnologia

Compartilhe:

Liderando as listas de mais vendidos, nova série de processadores da AMD para desktop se baseia em nova microarquitetura AMD “Zen” core, e traz resultados devastadores (para os concorrentes).

Com um clock base de 3.6 GHz na versão mais ‘básica’, o processador já bateu recorde de pré-vendas em mais de 180 distribuidores e lojas de OEMs durante a semana anterior ao lançamento; disponível atualmente em três modelos Ryzen 7 de 8 núcleos, a expectativa é que no segundo trimestre o mercado já tenha recebido modelos Ryzen 5 de 6 e 4 núcleos, seguidos no final deste ano pelo Ryzen 3, projetado para oferecer mais desempenho às aplicações de massa.

Especificações
 

Linha de produto

 

Modelo

 

Cores

 

Threads

Base Clock (GHz) Boost Clock (GHz)  

Refrigeração incluída

TDP[i](Watts)  

À venda

Ryzen 7 1800X 8 16 3.6 4.0 N/A 95 Agora
Ryzen 7 1700X 8 16 3.4 3.8 N/A 95 Agora
Ryzen 7 1700 8 16 3.0 3.7 Wraith Spire 65 Agora
Ryzen 5 1600X 6 12 3.6 4.0 Wraith Spire 95 Segundo trimestre
Ryzen 5 1500X 4 8 3.5 3.7 Wraith Spire 65  

Segundo trimestre

Vale lembrar que todos os processadores oferecem suporte à nova infraestrutura AM4, com design de placas-mãe disponíveis a partir de ODMs superiores.

“O lançamento de hoje do Ryzen representa a AMD em seu melhor momento oferecendo excelentes produtos e inovação para o mercado de computação de alto desempenho”,

disse Lisa Su, presidente e CEO da AMD.

“Com os processadores desktop Ryzen 7, a AMD oferece aos jogadores de PC, produtores de conteúdo e entusiastas tanto o mais alto desempenho, como os processadores de PC de 8 núcleos de menor consumo energético  levando a melhor experiência absoluta em PC para milhões de pessoas”.

Batendo todos os recordes de desempenho, AMD também divulgou que o emblemático Ryzen 7 1600X pode bater de frente com o carro-chefe Intel Core i5 7600k em mais de 60% nos testes de CPU multi-threaded.

Além de estarem disponíveis para os desenvolvedores de DIY e vendedores de PC, nos próximos meses, os consumidores também poderão comprar sistemas baseados em Ryzen dos principais fornecedores de PCs.

“Como os mercados de eSports e realidade virtual continuam a crescer, a Dell está empenhada em oferecer tecnologia de ponta para permitir as melhores experiências de jogo e imersão. Estamos entusiasmados em levar o novo processador de alto desempenho da AMD para produtos de desktop e All-in-One nos próximos meses “,

disse Ray Wah, vice-presidente de Consumer Product Group da Dell.

“Experiências como jogos, eSports e realidade virtual empurram os limites de desempenho dos dispositivos”,

disse Mike Nash, principal tecnólogo, vice-presidente de experiência do cliente e estratégia de portfólio da HP.

“Acreditamos que há um conjunto de clientes que se beneficiará da nova tecnologia da AMD, e a HP está animada em oferecer a esses clientes dispositivos empoderados com Ryzen”.

“A Lenovo está sempre explorando e criando novas soluções para levar aos nossos clientes PCs inovadores que proporcionam experiências de computação mais imersivas”,

disse Johnson Jia, vice-presidente sênior de PCs e Smart Device Business Group da Lenovo.

“Estamos empolgados em levar nossa parceria para o próximo nível com o revolucionário processador Ryzen”.

Desempenho realmente devastador?

Durante a apresentação da companhia introduzindo o processador, uma das grandes estratégias de venda foi o fato do modelo Ryzen 7 1800x conseguir uma performance ligeiramente maior que seu principal concorrente – Core i7 6900K.

Detalhe que não só traz um bom panorama sobre o que usuários podem esperar como também mostra uma diferença bastante inusitada de valores: de um lado, o Core i7 6900K custa cerca de $1050,00 enquanto o novo da AMD chega ao mercado norte-americano por $499,00. 

Enquanto detalhes ainda estão sendo distribuídos a respeito do real potencial da linha Ryzen, alguns usuários já estão enviando vídeos relatando detalhes sobre o processador, agora também nos games:

Mais detalhes sobre o benchmarking mais detalhado pode ser conferido através do site Adrenaline, que publicou recentemente uma análise mais complexa a respeito do modelo AMD Ryzen 7 1800X.

Para mais informações sobre a nova linha de processadores Ryzen, acesse o site oficial

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.