Durante este difícil período, as pessoas estão procurando cada vez mais, formas de entretenimento, o Podcast é uma delas.
Confira alguns programas que podem ajudar:
Libertinagem
Jéssica Alves, Miguel Horta e Pedro Ernesto filosofam sobre a vida por seus olhos, sem medo de tema nenhum. Com o objetivo de quebrar tabus e abrir a cabeça do ouvinte, eles compartilham histórias de vida e temperam diversos assuntos com maestria no melhor estilo tête-à-tête, refletindo sobre a vida, as pessoas e o mundo.
Donos da Razão
Fugindo do estereótipo do amor romântico, Donos da Razão é o espaço onde Foquinha e André Brandt, o casal rolezeiro, usa da cumplicidade do relacionamento para discutir a relação em cima de fatos e acontecimentos.
Imagina Juntas
Imagina Juntas é um podcast feito por @tchulim, @jeskagrecco e @guslanzetta sobre a vida dos millennials tentando manter a saúde mental e os boletos em dia. Ouça discussões sobre relacionamentos, cultura, formatos de trabalho, universo feminino e desgraçamentos de cabeça.
Basicamente, o isolamento social recomendado por autoridades mundiais de saúde para combater a covid-19 tem levado muita gente a procurar alternativas de diversão em casa. Outros querem aproveitar a mudança na rotina para se atualizar. Há também quem esteja trabalhando em casa, cuidando dos afazeres domésticos e dos filhos e, por conta disso, com ainda menos tempo para si do que antes da quarentena. Uma alternativa simples, barata, descomplicada e que atende a todos os confinados, é o podcast. Os programas de áudio podem ser ouvidos em diferentes tipos de dispositivos, na hora que o usuário quiser, por streaming ou por aplicativos específicos, e sobre o assunto que preferir: economia, política, religião, educação, cultura geek, esportes etc. Assim, enquanto trabalha, cuida da casa ou das crianças e enfrenta a quarentena, é possível se informar, aprender e se divertir.
Confira alguns dados interessantes sobre o assunto:
· Das mais de 20 milhões de reproduções, 53% foram feitas por mulheres e 47% por homens, sendo que 59% dos ouvintes têm idade entre 18 e 27 anos, e 28% entre 28 e 34 anos. A procura dos jovens por programas da Half Deaf, focados em temas culturais e políticos, mostra a preocupação desse público por refinar os seus argumentos sobre estes respectivos temas.
· Uma das principais plataformas de streaming, o Spotify, apontou que o Brasil é o segundo maior mercado de podcasts do mundo, perdendo apenas para os EUA.
· Segundo o IBOPE, 40% dos internautas já escutaram podcast, equivalente a 50 milhões de brasileiros.
· O Spotify indicou os cinco principais temas ouvidos pelos brasileiros no ano: Sociedade & Cultura, Comédia, Educação, Filmes e Notícias.
· De acordo com o Deezer, plataforma concorrente do Spotify, houve um crescimento de 67% na audiência de podcasts. Foi um registro maior do que na Europa como um todo, onde o crescimento foi de 50%
· O Spotify apontou um aumento mensal de 21% na audiência de seus podcasts
· A ABPod (Associação Brasileira de Podcasters) estabeleceu uma média ponderada diária de 2h52 min por ouvinte de podcast no Brasil
· Nos EUA, de acordo com números do eMarketer, as receitas de anúncios publicitários para podcasts vão crescer 110% até 2020, chegando a US$ 659 milhões.
COMENTÁRIOS