Olhando para a atualidade no que diz respeito ao mundo dos games e o universo cinematográfico podemos perceber uma forte disputa de mercado que vem atraindo públicos de todas as idades e de diversos segmentos fazendo com que esta concorrência acirrada seja notada nas arrecadações financeiras.
A verdade é que com os grandes investimentos no mundo dos jogos, a criação de games para celulares, tablets e a proliferação dos games nas diversas classes sociais e idades variadas o mercado cinematográfico vem sofrendo uma desaceleração com respeito ao mundo dos games. De acordo com números publicados pelo site de roleta online Betway Cassino, a indústria de games levando em consideração também o crescimento no número de jogadores e deixando a ideia, de que esses jogos tinham o perfil mais infantil hoje temos jogadores de todas as faixas etárias já que as ferramentas de criação e o design facilitam o acesso ao entretenimento.
Enquanto o investimento em criação de games tem trazido grande retorno financeiro para os desenvolvedores e distribuidores destes jogos, o mercado cinematográfico tem a preocupação de, além do investimento na produção de bons filmes terem uma boa bilheteria para superarem os investimentos da produção.
O que também vem fortalecendo o mundo dos jogos é a participação de astros e estrelas, dando vida aos games personificando o entretenimento. Devemos considerar também que interagir em um game é muito diferente e impactante do que passar horas e horas assistindo um filme, melhor do que assistir ações e cenas é poder agir. Apesar dos games estarem em alta é necessário relatar que só não está melhor por causa do preconceito que ainda se tem com respeito a jogos.
Muitos não veem com bons olhos, quando se trata de jogos tradicionais ou os virtuais. Outro agravante no caso dos vídeo games são as altas cargas tributárias que dificultam a comercialização principalmente no Brasil. Vamos ver alguns números para comparar quem está à frente nesta corrida milionária. Em 2016 os 100 maiores filmes faturaram juntos US$ 25,6 bilhões já a indústria dos games acumularam US$ 91 bilhões. Sendo US$ 40,6 bilhões games em celulares, US$ 34US$ bilhões games em computador e US$ 6,6 bilhões os para console.
Em 2018 os jogos eletrônicos atingiram um recorde de US$ 134 bilhões. O primeiro game desenvolvido para computador, foi criado em 1962 por Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz a partir daí dá para perceber o quanto este mercado evoluiu e prosperou. A própria Netflix, admitiu que seus maiores concorrentes não são a HBO nem DISNEY, mas sim a Epic Games com seu jogo Fortnite.
Daí a realidade das inovações e investimento no mundo dos games e o desgaste visível no mundo cinematográfico. Uma observação a se fazer também quanto ao crescimento no mercado dos games é o fato de 92% dos brasileiros terem celulares, isso facilita a ação para jogarem. Já por outro lado quando há um lançamento nos cinemas o ingresso não fica por menos de R$ 150,00, este também é um dos fatores que levam o público a optarem pelos games.
COMENTÁRIOS