2020 não foi um ano muito bom para os negócios. Porém, os empreendedores que investiram na digitalização, na presença online, em um site e em uma boa hospedagem de sites, provavelmente tiveram mais motivos para sorrir.
A crise provocada pela pandemia de Coronavírus reforçou o que muitos empreendedores antenados nas tendências tecnológicas já sabiam: a digitalização dos negócios é a saída para qualquer empresa se tornar competitiva e relevante nos dias de hoje.
Não importa se o empreendimento é um pequeno negócio local ou uma mega corporação com várias filiais ao redor do mundo. O fato é que em um contexto cada vez mais inserido na web, em que o consumidor utiliza ferramentas digitais, o Marketing também deve ser digital.
E para isso existem tecnologias que auxiliam as empresas a embarcarem nessa onda digitalizada. Portanto, para você que quer um “spoiler” do que 2021 vai reservar para os negócios – e também para o nosso dia a dia em termos de tecnologia – confira as informações a seguir.
Transformação Digital – Foi e ainda será importante
Saber quais serão as tendências tecnológicas para 2021 – e também para mais além – não é difícil. Basta ter uma boa compreensão do contexto atual, em que as empresas e os respectivos consumidores estão inseridos.
E como o presente contexto é marcado pela transformação digital, não é necessário ter uma bola de cristal para saber o quanto as ferramentas digitais se tornarão fundamentais para o êxito de uma empresa.
A transformação digital consiste em processos que permitem que as empresas usem a tecnologia com o objetivo de obter bons resultados, aumentar o alcance de público e estabelecer estratégias mais eficientes.
De um modo geral, a digitalização resulta em uma mudança de pensamento em toda a empresa, tanto no âmbito interno, na realização e organização das atividades, quanto no cenário externo, no posicionamento de marca e o engajamento com os clientes.
Por isso, não é exagero afirmar que a transformação digital também pode ser sinônimo de “reinvenção” e também “adaptação”. É ela que, em um mundo pós-pandemia e de recuperação econômica, vai ditar não apenas o rumo do ano que vem, mas também, dos outros que virão.
Conheça as principais tendências tecnológicas para 2021
E falando em transformação digital, é impossível não trazer para a conversa as ferramentas e tendências tecnológicas para 2021.
Ainda que ter um site, comprar domínio e adquirir um bom serviço de hospedagem de sites continue sendo fundamental para um negócio sobreviver e se manter competitivo, é bom abrir os olhos também para outros detalhes e tecnologias igualmente relevantes na era digital.
Por essa razão, para você que gerencia um negócio e quer descobrir o que o futuro nos reserva após o dia 31 de dezembro de 2020, fique por dentro dessas tecnologias.
1 – Blockchain
A Bitcoin, a Ethereum e muitas outras são exemplos de moedas digitais. Apesar de serem um dinheiro virtual, eles são realidade no dia a dia de várias empresas e investidores espalhados pelo planeta.
Mas afinal, como manter seguro um dinheiro que existe, mas na prática você não enxerga? Para responder a essa pergunta, existe a tecnologia de criptografia conhecida como Blockchain que basicamente armazena as informações dessas transações em milhares de computadores pelo mundo.
A ideia por trás dela é manter em segurança as moedas digitais dos investidores, evitando que elas possam ser fraudadas por hackers. Graças a isso é possível investir nessas criptomoedas e também efetuar investimentos com mais tranquilidade.
2 – Tecnologia 5G
O sucessor do 4G já faz parte do dia a dia de muita gente, mas a tendência é que se torne cada vez mais onipresente, se tornando o padrão básico da internet.
Mais rapidez e qualidade na conexão, é isso que a 5G promete para os usuários. Essa tecnologia, que também pode ser chamada de “Quinta Geração de Telefonia Móvel”, possibilita a conexão de um número maior de dispositivos.
Além do mais, por causa da maior velocidade de conexão, a tecnologia 5G também possibilita mais qualidade na transmissão e recepção de arquivos e dados, melhorando a interação.
É por culpa da tecnologia 5G, por exemplo, que você poderá assistir aos seus seriados preferidos na Netflix e em outros serviços de streaming sem problemas.
Não preciso nem lembrar o quanto ela também poderá ser útil para a gestão de uma empresa. Imagine a vantagem que será interagir com os clientes de forma rápida e qualificada por meio de vários canais digitais.
Internet das Coisas
Com o avanço da tecnologia 5G e os benefícios que ela traz em termos de conexão e eficiência, a ideia da Internet das Coisas sai do campo da possibilidade e entra no campo da realidade.
A Internet das Coisas, também chamada de IoT (Internet of Things), implica na possibilidade da conexão de vários objetos de um ambiente com a internet. No atual momento, as smart TVs são um exemplo disso.
No entanto, como a tendência é que a Internet das Coisas se torne cada vez mais comum, pois vários lares – assim como escritórios e indústrias – terão vários dos seus objetos sendo conectados com a internet.
Contudo, a coisa toda pode ir mais além. A mobilidade urbana poderá também ser impactada por isso. O acesso ao transporte público, o funcionamento dos semáforos, vários elementos que fazem parte das cidades podem funcionar por meio da Internet das Coisas.
Realidade aumentada e Realidade Virtual
A realidade virtual e a realidade aumentada já são aplicadas aqui e ali em determinados contextos. Um exemplo evidente disso é o jogo Pokemon Go, que oferece uma imersão baseada nos recursos proporcionados por esse tipo de tecnologia.
No entanto, é pertinente ficarmos atentos para o grande potencial que os Recursos da Realidade Virtual e a Realidade Aumentada oferecem nos segmentos da educação, do entretenimento e do Marketing Digital.
Se a RV mergulha um usuário em um cenário virtual, a RA amplia o ambiente em que os usuários estão inseridos.
Um dos exemplos do uso de tais tecnologias pode ser o mercado imobiliário, em que os clientes podem avaliar como pode ficar a disposição dos móveis de um ambiente utilizando a RV.
O mesmo vale para o segmento da moda e da beleza, em que clientes podem avaliar como ficarão determinados penteados e peças de roupa por meio de tais recursos.
2021 evidenciará como o mundo será mais digital
O futuro está batendo à nossa porta. Além disso, muitas dessas tecnologias já estão à nossa disposição e presentes em nosso cotidiano sem ao menos percebermos.
Sobretudo, é importante já procurar maneiras de adaptar o seu negócio a essas tendências, se antecipando e se preparando melhor para utilizá-las da melhor maneira possível.
Vários setores do cotidiano moderno serão influenciados por essas tendências. O marketing digital, os esportes, o dia a dia nas grandes cidades e até o trabalho no ambiente rural serão viabilizados por recursos que dependem da Inteligência Artificial e da Internet das Coisas.
Ter um site, poder contar com um bom serviço de hospedagem de sites e também registrar um domínio ainda serão os alicerces de uma eficiente presença digital para qualquer tipo de negócio.
Porém, diante das mudanças – e das chegadas – de novas tecnologias, só esses recursos não serão suficientes. Portanto, é importante se manter atualizado a respeito do que o futuro vai colocar em nossos caminhos.
Vale destacar que 2021 ainda sentirá os efeitos da pandemia e, por isso, cada vez mais a tecnologia será uma importante aliada.
COMENTÁRIOS