Como fazer um podcast de qualidade em 5 passos

Posted on

Categoria: Tecnologia

Compartilhe:

Podcast é semelhante a um programa de rádio, porém, a diferença é que o seu conteúdo é transmitido pela internet e isso pode ser realizado através de plataformas de transmissão ao vivo ou que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar.

Geralmente, os podcasts possuem diversos episódios, às vezes podem seguir uma sequência ou não, com o objetivo de trazer um debate sobre um determinado assunto ou tópicos diferentes. Assim, o seu público consegue acompanhar sem a necessidade de começar pelo primeiro conteúdo, prejudicando a experiência de consumo da informação, por exemplo.

Com isso, desejamos que o artigo que preparamos para você possa te ajudar a entender melhor como fazer um podcast de qualidade, então continue a leitura e saiba mais em 5 passos!

Como publicar o seu podcast

Se você está lendo o nosso artigo sobre dicas de como fazer um podcast, talvez você não saiba para que serve uma hospedagem de conteúdo, não é mesmo? A hospedagem de podcast possui basicamente duas funções.

A primeira seria um espaço dedicado na web para que você consiga carregar os seus episódios. Além disso, esse recurso também permite que você gere o feed RSS, no qual faz a distribuição do seu podcast em tempo real, onde a linguagem é baseada no XML, permitindo que o seu público acesse a sua plataforma de forma atualizada.

Geralmente, para que os usuários consigam acompanhar as notícias dos seus episódios, é necessário que contratem um serviço por assinatura. Assim, o seu público se inscreve no seu programa pagando uma taxa mensal, podendo ouvir os episódios sempre que forem publicados.

Feito isso, o usuário consegue ouvir os podcasts por meio das plataformas como o Deezer e Spotify, por exemplo. Porém, primeiramente é necessário que você hospede o seu conteúdo.

Estabeleça o assunto

Saber escolher um tema que seja interessante é essencial para que o seu podcast tenha o sucesso almejado. Se a sua plataforma tiver um assunto legal, com certeza você irá chamar ainda mais a atenção do seu público. Com isso, para que o seu conteúdo tenha um tema relevante, primeiramente é necessário que você ou os seus convidados tenham conhecimento mais profundo sobre o assunto que será discutido.

Então, se você está inserido no comércio de roupas, tente se aprofundar mais sobre esse nicho para os seus episódios, por exemplo. Depois do tema definido, você também precisa programar a frequência em que o seu conteúdo será publicado, por exemplo, se será semanal, quinzenal ou mensal.

Além do mais, você também precisa determinar o formato do seu podcast, você pode entrevistar os seus convidados, elaborar conteúdos menores ou com maior duração, dar dicas mais práticas ou debater de forma aberta.

Saiba escutar o seu público

Esse tópico também está totalmente interligado com a dica acima, não deixe de escutar o seu público, pois é algo fundamental. Você pode fazer isso por meio das suas redes sociais, promovendo enquetes para descobrir os assuntos que mais interessam, além de poder saber também os convidados que o seu público quer que participe do seu podcast.

Com a ajuda das mídias sociais, por exemplo, você também pode pedir para que os seus clientes enviem perguntas referentes ao tema do próximo episódio, assim você consegue ter um direcionamento do conteúdo que será tratado.

Fazer pesquisas regularmente é essencial para que você consiga definir o formato e a periodicidade do seu conteúdo. E você pode estar verificando isso por meio de outros podcasts que são referências no nicho que você está atuando.

Crie um roteiro

O próximo passo para fazer o seu podcast é montar um roteiro, ou seja, produzir como será cada episódio. O ideal é que você tenha um roteiro específico sempre que for gravar para os seus conteúdos. Para facilitar, pode pode estar criando um modelo desse documento, assim você poderá ter uma base para quando for escrever o roteiro, fazendo apenas algumas alterações, se necessárias.

Criar um roteiro estabelecendo um padrão de abertura e encerramento também é válido. Sendo assim, na introdução você consegue mostrar qual é o objetivo do seu podcast, além de ser a primeira impressão que o seu público terá do seu conteúdo. Além disso, finalizar o seu episódio da maneira certa faz com que essas boas impressões que os seus ouvintes tiveram no decorrer do conteúdo, permaneçam e que eles sintam desejo de voltar ao seu podcast.

Com o roteiro em mãos, é possível cronometrar o tempo médio do seu conteúdo. Você também consegue conduzir os convidados durante o episódio e escolher mais ou menos a quantidade de perguntas que serão respondidas, não deixando o seu conteúdo maçante e cansativo.

Aprenda a como falar ao microfone

Talvez falar ao microfone seja uma das coisas mais difíceis, pois querendo ou não exige habilidade para começar um podcast. Com isso, quando for falar ao microfone tente se concentrar e comece a imaginar que você está conversando com uma única pessoa, no caso, o seu ouvinte.

Assim, você consegue tornar a conversa bastante natural e tirar um pouco da de que só está falando com você mesmo. Nada é mais importante do que a prática, então é super normal ficar nervoso no começo, porém conforme o tempo for passando você vai conseguindo construir e fortificar o relacionamento com os seus ouvintes.

Aplicando todas as dicas passadas nesse post você deve conseguir criar um podcast realmente de qualidade. A partir daí vai depender da sua criatividade e desenvoltura ao microfone para gerar engajamento e conquistar espaço na podosfera. Aproveite o agora, pois a cada dia que passa o ramo fica mais competitivo.

COMENTÁRIOS

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.